O que é Estratégia?

Segundo a Wikipedia, estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.

Segundo Sun Tzu, em A Arte da Guerra, a estratégia é a chave para se chegar à vitória no campo de batalha: “um exército vitorioso ganha primeiro e inicia a batalha depois; um exército derrotado luta primeiro e tenta obter a vitória depois”.

E eis como o Capitão Nascimento descreve o conceito de estratégia:

Em resumo: Estratégia é a antecipação, ainda no campo do planejamento, das ações a serem tomadas e seus possíveis desdobramentos para a obtenção dos resultados desejados, é a arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos.

Estratégia e Gerenciamento de Projetos

O quê estratégia tem a ver com Gerenciamento de Projetos? Tudo…

Em uma organização com foco em gerenciamento de projetos (management by projects) a estratégia organizacional se reflete nos objetivos de cada projeto, que, individualmente, suportam a visão da empresa. A estratégia se transforma em ações através dos projetos!

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, o foco do gerente de projeto deve ser tanto tático quanto operacional. Nesse sentido cada projeto age como um elemento ativo na implementação da visão estratégica da empresa, ajudando a organização a desenvolver vantagens competitivas. Do sucesso dos projetos e do alcance de seus objetivos individuais depende o sucesso das estratégias e, em decorrência, o sucesso da organização.

Isso só é obtido através de um planejamento cuidadoso de cada projeto, uma vez que é nessa fase que as linhas mestras de condução do projeto são traçadas. Os diversos processos que compõem a fase de planejamento formam a estrutura de sustentação do projeto, ajudando a minimizar os riscos de ameaças e maximizar as oportunidades que surjam.

Mas, assim como o planejamento do projeto é revisto e atualizado constantemente, a estratégia também precisa refletir a situação do projeto.

Abraço, Eamon Sousa

Anúncios