global-internet2

 A cultura tem forte influência em como um projeto pode atingir seus objetivos. Aspectos culturais e alguns estilos adotados são tratados dentro do time de projetos como “regras” e influenciam diretamente na maneira com a qual o trabalho é executado. É fácil gerenciar um projeto com grupos de trabalho com diferentes culturas? A resposta é não!

Fortemente influenciadas pela globalização, tanto pessoas quanto organizações expandiram suas atividades para além das fronteiras de seus países de origem, gerando uma exposição à diferentes hábitos e culturas. Embora não seja tarefa simples, cabe ao gestor do projeto ter a sensibilidade e a capacidade de integrar aspectos culturais gerais com as características culturais específicas de um determinada região.

 “A cultura é mais frequentemente uma fonte de conflito do que de sinergia. As diferenças culturais são um incômodo na melhor das hipóteses e, muitas vezes um desastre.”  Professor Geert Hofstede, Professor Emérito da Universidade de Maastricht na Bélgica.  

A afirmação do professor Hofsted é no mínimo desafiadora; mas tirar proveito da diversidade cultural a partir da forma de pensar, agir e se comportar da equipe trará uma nova visão ao gestor de projetos. Seu sucesso criará um diferencial competitivo e estabelecerá laços de parceria dentro  do time de projeto. Transformar as adversidades e até mesmo as barreiras culturais em uma enriquecedora troca de experiências é, no mínimo, interessante para o desenvolvedor e de valor inestimável para o projeto e para a organização.

Abraços, Marcelo Camera

Anúncios