Nada como iniciar o ano com um post de previsões, não sou guru nem tenho bola de cristal, mas acredito que o mundo será bem diferente em 2010. Decidi iniciar o ano com algumas previsões que acho válidas para 2010 e prometo guardá-las para em dezembro verificar o quão realistas elas foram…

1. Aplicações na Web ganhando cada vez mais destaque, aplicações em servidor cada vez menos…

A portabilidade a sua facilidade de acesso vem provando que os aplicativos web estão se tornando cada vez mais presentes nas organizações sejam eles para o controle de ponto eletrônico ou em substituição dos antigos formulários de papel.

2. Práticas da Geração-Y cada vez mais presentes no ambiente de trabalho

Os membros da Geração Baby Boomers estão se aposentando e sendo substituídos pela chamada Geração-Y. A Geração-Y vem trazendo ao ambiente coorporativo um renovado entusiasmo e a preferência pelo time ao indivíduo, sendo que essa característica os tem tornado co-dependentes de outras pessoas ou sistemas. Link

3. Menos contato pessoal, mais contato tecnológico

Software e hardwares serão cada vez mais meios de contato entre pessoas. É possível observar colegas de trabalho distante poucos metros se comunicando via Skype ou e-mail.

4. Mais foco no gerenciamento da não-informação

Criatividade e inovação são cada vez mais diferenciais de mercado e cada vez mais serão um ativo de valor inestimável para as organizações. O foco do gerenciamento de informação será cada vez mais nas informações que não devem ser disseminadas do que naquelas que podem ser compartilhadas.

5. Poucos e fortes concorrentes

Acredito que a sobrevivência de uma organização estará ligada ao chamado “top-3”, se uma organização não é uma das 3 do seu segmento ela estará fadada a estar fora do negócio em pouco tempo.

6. Tudo aquilo que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos manter onde estamos

Essa previsão é valida desde que o mundo é mundo, e basicamente significa que você tem que se mexer, mexer bem e mexer logo. Se você sabe o que precisa para estar um passo a frente da onde está, a hora de dar esse passo é agora.

7. Ano do commodity

Cada vez mais os brilhantes itens do curriculum vem se tornando commodities. Cursos, certificações e idiomas estão se tornando meros itens de série, ou você tem ou não tem!

Saudações, Marcelo Camera

Anúncios