Um novo projeto foi iniciado e você foi eleito o gerente. Parabéns!

Mas, por onde começar? Você acaba de finalizar um curso (pós, MBA, …) em gerenciamento de projetos. O conhecimento teórico (e alguns estudos de caso) está todo a sua disposição. É hora de aplicar “conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.” Mas, a falta de experiência lhe traz um pouco de desconforto, de insegurança.

A seguir, serão apresentados alguns questionamentos que você pode (e até mesmo deve) fazer para dominar a situação e conduzir o projeto.

Vamos considerar que em sua empresa existe a boa prática de alocar o gerente do projeto logo no início (na fase e Iniciação), quando ainda está sendo definida a declaração preliminar de escopo.

Pois bem, nesta hora, você já pode “se intrometer” e começar a apontar demandas/restrições/riscos/etc., que influenciarão o andamento do projeto. É importante ter em mente que no início do projeto, os envolvidos tem maior influência na definição do produto do projeto. Então:

  • Quais são as informações disponíveis?
  • O escopo (preliminar) já está definido?
  • E o orçamento?
  • Outras informações disponíveis? (Business Case, contratos)

Estas informações são seus balizadores para a definição dos requisitos (objetivos) do projeto, e para tanto você precisa descobrir:

  • Quem são as pessoas interessadas e mais influenciadas pelos resultados desse projeto? (clientes, usuários, desenvolvedores, patrocinador, gerência operacional, gerência executiva, escritório de projetos, fornecedores, etc.)

De posse dessa informação, você parte para a etapa de entender melhor as necessidades desses stakeholders e sua influência no andamento do projeto:

  • Quais são suas demandas e expectativas?
  • Qual o poder de influência no projeto de cada uma das partes interessadas?
  • Quais os impactos (positivos ou negativos) que cada um pode provocar?

Além disso, é preciso determinar como este projeto será avaliado em relação aos seus resultados:

  • Quais os critérios para o sucesso do projeto?
  • Quais os procedimentos para aceitação formal de suas entregas?

Assim, o resultado esperado dessa fase do projeto, com a consolidação das informações obtidas, é a conclusão do Termo de Abertura (que estabelece oficialmente o projeto e o “gerente de projeto recebe autoridade para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto”).

Assim, é hora de planejar…..

(Série: Gestão de Projetos – Planejamento #2)

Giovani Faria

 

PS: Para acessar os demais posts dessa série:

Anúncios