Recentemente o colega Marcelo Domingues, PMP, foi selecionado para a auditoria do PMI no processo de certificação PMP. Enviamos um convite para que ele dividisse conosco um pouco mais da sua experiência, que segue abaixo:

Também “cai na auditoria” durante o meu processo de certificação e felizmente fui aprovado. A seguir, apresento minha experiência (com agradecimento para as diversas dicas que recebi do pessoal da lista de discussão do grupo PMI-SP).

Não é difícil passar na auditoria, mas, com certeza gera um pouco de expectativa.

Apenas ressaltando que, se você está nesse ponto do processo é porque já se cadastrou no site do PMI e atende aos requisitos para elegibilidade, neste caso, para a certificação PMP:

  • Formação superior de 4 anos (bacharel ou equivalente), 4.500 horas ou mais gerenciando ou liderando projetos nos últimos 3 anos e 35 horas de educação em gerenciamento de projetos.
  • Ou… Formação de nível secundário (o nosso colegial ou ensino médio), 7.500 horas ou mais gerenciando ou liderando projetos nos últimos 3 anos e 35 horas de educação em gerenciamento de projetos

(Fonte: http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP.aspx, tradução livre)

Basicamente, o que você precisa enviar para o PMI é a documentação que comprove o que você declarou no seu cadastro pelo site. Entretanto, com a auditoria, tudo precisa ser enviado em papel pelo correio, devidamente assinado (não pode ser enviado por e-mail ou fax). Nota: Não envie originais em hipótese alguma. Eles não são necessários e não serão devolvidos!!

Outro ponto a se ressaltar é que nos Estados Unidos não existe o conceito de autenticação de assinatura ou cópia em cartório, por isso não é necessário autenticar nada (e nem mesmo aconselhável, porque vai ser uma coisa a mais para se explicar).

Siga a filosofia “anglo-saxã” e mantenha a documentação o mais simples e direta possível. Somente o necessário, nada mais.

No meu caso específico enviei da seguinte forma:

1. Diploma de Formação (Bachelor’s degree Diploma) e Certificados de Cursos (Project Management Education Certification)

  • Uma fotocópia simples
  • Uma tradução livre para o inglês de cada documento (fiz em editor de texto um documento com outra cópia reduzida do diploma/certificado em cima e a tradução embaixo) e assinei (Exemplo 1).
  • Para o Certificado de Curso em Gerenciamento de Projetos. Nota: é essencial que conste a carga horária

2. Experiência profissional

  • No próprio site do PMI você pode gerar documentos PDF para a auditoria de experiência (Project Management Experience Audit Forms), um para cada experiência profissional que você cadastrou. São documentos de 3 páginas,  da seguinte forma (Exemplo 2).
  • O que o PMI espera nessa etapa é que você não veja se a pessoa comprovou ou não sua experiência, por isso depois de preencher e assinar o documento ele deve ser posto em um envelope identificado como “Project Management Experience Audit Forms, process #<número do processo>”, lacrado e assinado pela pessoa no lacre/aba do envelope (de forma que a assinatura fique parte no envelope e parte na aba).
  • Se for a mesma pessoa para mais de uma experiência (foi meu caso) pode juntar todas as folhas em um único envelope lacrado.

3. Envio

Junte todos os documentos (as cópias dos diplomas e certificados, as traduções e os envelopes de auditoria de experiência lacrados) e coloque tudo em um único envelope e envie pelo correio endereçado para  o PMI:

  • PMI Global Operations Center
  • Attention Certification Audit – PMP Application Process #<número do processo>
  • 14 Campus Boulevard
  • Newtown Square, PA 19073-3299 USA

Nota: Não acredito que esse endereço possa mudar, mas confira a informação no seu próprio processo e nos formulário de auditoria. Além disso, eEu particularmente paguei um pouco a mais de SEDEX para ter aviso de recebimento e rastreamento, mas não é  obrigatório.

Também coloquei junto uma carta assinada com um “checklist” do que esta sendo enviado (Exemplo 3).

Importante:

  • Quando você é selecionado para a auditoria, tem um prazo definido no site para enviar a documentação. Esse é o prazo final para a documentação ser recebida pelo PMI. Então, leve em consideração o tempo necessário pelo correio, que é em torno de 10 dias (mas, podendo demorar mais).
  • Em hipótese alguma envie apenas parte da documentação e tente pedir para enviar o resto depois, ou mesmo faça postagens separadas. Eles irão considerar apenas a primeira correspondência que chegar e se estiver incompleta você irá falhar na auditoria.

Depois disso, é só esperar pela análise do PMI. O que demorou mais foi o tempo de correio. No meu caso no dia seguinte da chegada da correspondência eu já estava aprovado no site do PMI.

Sobre o autor:

 

Mais informações sobre o assunto: Three ways to fail your PMP Exam Audit

@Gerenciamento Estratégico

Anúncios