Na semana passada tive a satisfação de participar de um dia bastante interessante e intenso no Campinas Inova 2011  – Caminhos Estratégicos para a Inovação.

Além de reencontrar amigos e entender um pouco mais sobre as iniciativas da indústria (CIESP), da academia (Unicamp) e do poder público (prefeitura de Campinas) no que se refere à inovação, também participei de um Workshop sobre “Business Model Generation”, que em resumo, é uma maneira interessante de analisar o potencial da sua ideia (conceito, produto ou serviço) antes de ‘gastar’ mais energia na formulação de planos de negócios, formação de parcerias, etc.

Em um próximo post, vou tratar do tema mostrando um pouco da teoria de Geração de Modelos de Negócio (Business Model Generation) e minha visão sobre o assunto.
 
O livro de Business Model Generation pode ser adquirido, entre outros, na Amazon.
 
 
Mas, uma leitura rápida (enquanto o post não sai) para ajudá-lo(a) a entender a proposta / metodologia pode ser acessada através do link:
 
Um recurso interessante é o Canvas:
 
Veja seu uso através de alguns exemplos: 
 
 
Outro link interessante é o do Projeto Inova São Paulo, que tem como objetivos a análise e o aprimoramento dos processos de avaliação de tecnologias em sete Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado de São Paulo, sobretudo nos aspectos voltados à gestão e comercialização da Propriedade Intelectual (PI).
 
E uma de suas frases: “Business model innovation is about new ways of creating, delivering and capturing value.”
 
Este assunto também foi tema de outro post (Um passo de cada vez..).
 
Em breve, mais informações sobre o assunto.
 
Anúncios