Criar um blog tornou-se uma atividade corriqueira e, até mesmo, bastante simples. Existem várias ferramentas na web que auxiliam neste processo (e dentre elas o WordPress).

Mas, o esforço para manter e conseguir acessos no blog é inversamente proporcional a facilidade de sua criação inicial. Mesmo itens gráficos de aparência são relativamente fáceis de se configurar para obter um visual elegante, chamativo, interesssante, enfim, tudo ao gosto do freguês (o blogueiro).

Felizmente o blog Gerenciamento Estratégico, após seus 2 anos e 2 meses (completos agora em novembro/2011) tem conseguido manter uma tendência positiva no número de visitas ao longo desse período.

O gráfico abaixo permite ter uma ideia dessa tendência positiva:

Mas, claro, ‘nem tudo são flores’. O esforço, ainda que controlado, não é o que se pode chamar de ‘pequeno’. Produzir conteúdo que atraia a atenção de visitantes ocasionais e que cative visitantes regulares exige dedicação.

As atividades diárias e os projetos (já que os editores desse blog atuam em atividades gestão de projetos) tanto auxiliam nessa produção (através de situações que dão ideias para novas postagens) como também atrapalham (uma vez que absorvem o exíguo tempo livre).

No entanto, quero destacar que é uma atividade muito gratificante.  Por exemplo, acabei de digitar no Google as palavras gerenciamento estratégico e o blog aparece no topo da lista de resultados. O que, não deixa de ser um ótimo resultado, especialmente considerando que estas duas palavras são bastante comuns e difundidas nos ambientes de gestão empresarial.

No gráfico também é possível ver um ponto em destaque que foi resultado de um post sobre a gestão de comunicação onde o tema “Paradoxo de Abilene” foi abordado. Coincidentemente, este assunto fazia parte da prova de um concurso do BNDES. Novamente, o uso das palavras paradoxo abilene bndes também trás o blog no topo da lista dos resultados de busca do Google.

Então, para quem quer dividir suas ideias e experiências (em qualquer assunto que seja) através do ‘seu blog’ e, ser achado, aqui vão algumas dicas:

Publique regularmente (ainda que sejam ideias simples). Não espere pelo post ‘sensacional’ para postar.

Tags: coloque muitos, muitos tags mesmo em suas postagens. Isso ajuda as ferramentas de busca a acharem seu blog.

Divulgue: no nosso caso, depois que já tínhamos um bom número de postagens, começamos a divulgar entre amigos, em listas de discussão das quais participávamos, etc.

Comente: Comente outros blogs com o mesmo assunto que o seu. A frase “é dando que se recebe” funciona. Comente lá que alguém vai vir comentar cá. Além disso, você se atualiza e fica sabendo sobre o que é que estão falando na web sobre seu tema de interesse.

‘Linke-se’: Se um de seus posts faz referência ou tem um tópico relacionado a qualquer outro de seus posts, inclua o link. Isso ajuda no aumento dos page views e também facilita a pesquisa/leitura dos seus visitantes.

Pesquise o que é SEO – Search Engine Optimization. Este tipo de abordagem ajuda as ferramentas de busca a te localizarem.

– Mantenha o foco: se o tema é gestão de projetos, não adianta publicar outros assuntos, sua audiência, especialmente aquela que é fiel ao seu blog, não voltou ali para saber de outros assuntos. Foco e objetividade.

Altruísmo: seja um ‘blogueiro’ porque gosta, pois nem sempre você vai receber comentários e feedbacks sobre seu trabalho.

Estatísticas: Escolher uma ferramenta (como o wordpress) que tenha ferramentas de análise estatística ajudam a acompanhar o desempenho do seu blog. Isso ajuda na motivação pessoal e no estabelecimento de metas (afinal, as métricas vão estar disponíveis). Por exemplo, agora em Novembro/2011 batemos nosso record de acessos diário e também do mês.

Finalmente, Volte Sempre. Sua visita é muito importante para nós. 🙂

Gerenciamento Estratégico

Anúncios