53º encontro do SPIN-Campinas

“Equipes Multidisciplinares em Organizações Ágeisʺ

06 de Dezembro de 2012, das 13h30 às 17h

 

Estão abertas as inscrições para o 53º encontro do SPIN-Campinas, que acontecerá no dia 06 de Dezembro de 2012, das 13h30 às 17h, no Instituto de Pesquisas Eldorado. No encontro serão realizadas três apresentações sobre ʺEquipes Multidisciplinares em Organizações Ágeisʺ. São elas:

1) Agregando valor em soluções – Equipes multidisciplinares

Resumo: Pretende-se discutir assuntos que estão no domínio do trabalho em equipe, tais como multidisciplinaridade, auto-organização, responsabilidades e resultados esperados.  Desta forma, subsidiar alguns elementos de reflexão e discussão destes pontos no desenvolvimento ágil de software, em particular em equipes Scrum, incluindo os papéis, responsabilidades, comunicação e tarefas. Atividades mais especializadas, tais como as relacionadas a arquitetura, ao teste e à qualidade de software também serão discutidos.

Palestrante: Prof. Ivan Granja e Prof. Tiago Ferraz de Arruda e Aguirre (PUC-Campinas)
Tiago Aguirre é Empresário, Presidente do Gênese (Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais), membro do conselho do CIESP-Campinas, Diretor Adjunto do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) do CIESP-SP, membro do conselho da incubadora da Unicamp (Incamp), professor de Empreendedorismo e Governança de TI da faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas. Atuando há 19 anos em projetos de TI, Técnico em Processamento de Dados pela ESSJ-ETEC (92), Engenheiro de Computação pela PUC-Campinas (98), MBA em e-Business pela FGV.

Ivan Granja é Professor das Faculdades de Análise de Sistemas, de Engenharia de Computação e de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, é graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Além da experiência acadêmica, atua como consultor em temas relacionados à Engenharia de Software, dentre os principais: teste de software, análise de requisitos, arquitetura de sistemas de software e desenvolvimento em Java.

2) Equipes Multidisciplinares e seus Benefícios

Resumo: A multidisciplinaridade de um time pode ser um dos fatores determinantes para o sucesso de um projeto, uma vez que a variedade de conhecimentos nestas equipes contribui para a proposição de soluções e resolução de problemas, além de diminuir os riscos relacionados às dependências externas ao time.

Um time multidisciplinar pode beneficiar não somente o desenvolvimento do Produto, mas também seus membros. Equipes multifuncionais favorecem a disseminação de novos conhecimentos e troca de experiências entre seus indivíduos.

Nesta apresentação vamos mostrar algumas experiências de como estas equipes são formadas e como têm contribuído para a melhoria de qualidade, agilidade na entrega do Produto e para a disseminação de conhecimento em alguns projetos do Instituto de Pesquisas Eldorado.

Palestrante: Letícia Lidiane Silva (Instituto de Pesquisas Eldorado)
Letícia é Cientista Computacional formada pela UNESP e pós-graduanda em Engenharia e Gestão em Desenvolvimento de Software. Trabalhou na área de Dispositivos Móveis e, há um ano no Instituto de Pesquisas Eldorado, atua como Engenheira de Software em projeto de P&D na área de Publicação Digital.

3) Adventure Time with SCRUM

Resumo: Apresentar a experiência adquirida pelo time, a interação dos membros, os pontos altos e baixos da utilização SCRUM, e a influência da cultura organizacional realizando um comparativo com as teorias de Katzenbach e Hanlan na formação de times de alto desempenho.

Mostrar ainda a visão do time em relação ao projeto e o Cliente e apresentar como isso influenciou as decisões tomadas durante as sprints.

Palestrante: Rodolfo De Nadai (IMA)
Rodolfo De Nadai é formado em Processamento de Dados e pós graduado em Gestão de Projetos pela Fatec e possui certificação SCJA (Java Standard Edition 6, Certified Associate). Trabalhou em desenvolvimento de sistemas para produtos Autodesk (AutoCAD e Invetor), ministrou treinamentos de GED e em linguagem de programação (LISP). Atuou em time de desenvolvimento ágil, com metodologia SCRUM. Atualmente exerce o cargo de Analista de Sistemas na IMA (Informática de Municípios Associados).

O evento é gratuito!!! Para se inscrever, envie um e-mail para Adriana Magalhães (adriana.magalhaes@eldorado.org.br , informando o nome completo, RG, empresa, e-mail e placa do carro dos inscritos, até dia 05 de Dezembro de 2012.

As vagas são limitadas e serão disponibilizadas 40 vagas no estacionamento.

O endereço do Instituto de Pesquisas Eldorado é Avenida Érico Veríssimo s/n° – Campus Unicamp – Cidade Universitária – Campinas/SP. Para mais informações sobre como chegar ao Instituto Eldorado acesse: http://www.eldorado.org.br/

Comissão Organizadora do SPIN-Campinas

Anúncios