Indicadores de desempenho de projetos e de processos,

atrelados aos objetivos estratégicos de TIC

SPIN Campinas – 22/Julho/2014

 

Estão abertas as inscrições para o 59° encontro do SPIN-Campinas, que acontecerá no dia 22 de Julho de 2014, das 13h30 às 17hs, na Metrocamp. No encontro serão realizadas três apresentações sobre Indicadores de desempenho de projetos e de processos, atrelados aos objetivos estratégicos de TIC. São elas:

kpi2

1) Construindo Indicadores de Processos de Apoio.

Resumo: Os tópicos abordados serão: Identificação de Requisitos Organizacionais, Normativos e Legais; Identificação e agrupamento das rotinas relacionadas ao atendimento de cada requisito; Identificação dos elementos que precisam ser monitorados nas rotinas; Constituição dos indicadores (métrica, metas, periodicidade e atribuição de responsabilidades) e Diferenciação entre Indicadores Driver e Outcome.

Palestrante: Fernando Ferreira Batista

 Fernando Ferreira Batista, atualmente cursando Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando em melhoria de processos produtivos e de escritório (com ênfase em áreas de apoio) no Instituto de Pesquisas Eldorado e Capacitação em Interpretação e Implementação da norma ISO9001, Capacitação em Estruturação de Sistemas de Indicadores pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Capacitação em Estruturação e Melhoria de Processos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ);


2) A importância dos Dashboards

Resumo: Esta apresentação abordará a experiência do departamento de Local Solutions do SIDI (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática no desenvolvimento e uso de painéis de indicadores (dashboards) de seus projetos. Os tópicos abordados serão: a importância dos dashboards; visão geral do departamento e o processo de gerenciamento de projetos; desenvolvimento dos dashboards utilizando Sharepoint, Access e Excel; resultados obtidos; recomendações, desafios e próximos passos.

Palestrantes: Fernanda Kussama Pellegrini e Thomas Jan Dedding

Fernanda Kussama Pellegrini é Bacharel em Ciência da Computação (1998) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Especialista em Engenharia de Software (2001) e Engenharia da Qualidade (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Iniciou sua carreira profissional como estagiária na IBM, em 1998. Depois disso, trabalhou com desenvolvimento de software no CPqD, ADC e Motorola. Nessas empresas teve oportunidade de vivenciar diferentes fases do desenvolvimento de software, como análise de requisitos, programação, testes e implantação de sistemas no cliente. Na Motorola, em 2003, começou a trabalhar com Processos e Qualidade de Software, área em que atua desde então. Na Robert Bosch trabalhou também com qualidade e processos de desenvolvimento de hardware e sistemas de 2009 a 2011. Desde setembro de 2012, trabalha no SIDI (Instituto Samsung para Desenvolvimento da Informática) como Coordenadora do PMO (Process and Project Management Office), implantando processos de gerenciamento de projetos e suportando os projetos na tomada de decisões. Tem experiência na área de garantia e controle da qualidade, definição e melhoria de processos, auditorias, lições aprendidas, ISO 9000, TL 9000, ISO/TS 16496, OHSAS 18000, ISO 14001, ISO 19011, CMMI e em metodologias e ferramentas Seis Sigma para desenvolvimento de processos e produto. Desde 2004 a 2014 fez parte do grupo de coordenação do SPIN-Campinas.

 

Thomas Jan Dedding está cursando o último ano do curso de Engenharia da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e desde 2012, faz estágio no SIDI (Instituto Samsung para Desenvolvimento da Informática) na área de PMO (Project Management Office – Escritório de Gerenciamento de Projetos). Dentre suas atividades está a construção de painéis de indicadores (dashboards) utilizando as ferramentas do pacote Microsoft Office (Sharepoint, Access e Excel), customização do JIRA, suporte as auditorias internas e suporte ao uso do Sharepoint, todas associadas a implantação de processos de desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos. Possui certificação CSPO (Certified Scrum Product Owner) da Scrum Alliance e fez o treinamento Desenvolvimento Móvel com iOS oferecido pela Caelum – Ensino e Inovação.

kpi1

 

3) Indicadores como Instrumento de Gestão


Palestrante: 
Maria Teresa Villalobos Aguayo

Bacharel em Ciências exatas pela PUC do Peru, Mestre em Estatística pela UNICAMP. Atualmente é Assessora Técnica em Informática de Municípios Associados S/A – IMA, Atuando no Plano de Metas e Indicadores da PMC e o Programa de Cidades Sustentáveis. GMP de medição, Planejamento Estratégico, Indicadores da Governança de TI. Desenvolvimento de métodos de avaliação da qualidade de componentes, pacotes e produtos de software e serviços. Editor Espanhol dos Guias do MPS.BR. Membro da Comissão de Estudos da norma SQUARE na ABNT. Experiências anteriores: Pesquisadora do CTI. Orientadora de pós-graduação em SPI na UFLA. Professora de pós-graduação em SPI a UNIMEP e Anhanguera. Análise Estatística para pesquisa na UNICAMP. Controle Estatístico de Processos na Procter & Gamble do Peru. Desenvolvimento e manutenção de sistemas de software na PUC do Peru.

O evento é gratuito!!!

Para se inscrever, envie um e-mail para Camila Bertoluzzi camilabertoluzzisp@gmail.com, até dia 16 de julho de 2014, informando:

·       Nome completo,

·       RG,

·       Empresa,

·       E-mail,

As vagas são limitadas!!!

O endereço da Metrocamp é Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661 – Vila Industrial, cep: 13035-270 -Campinas- SP, que possui estacionamento terceirizado no local.

Para mais informações sobre como chegar a Metrocamp, veja http://www.metrocamp.com.br/ site/Onde-Estamos.

Contamos com sua presença!!!
Comissão Organizadora do SPIN-Campinas

Anúncios