Um final de semana prolongado cercado por crianças é uma ótima oportunidade para relaxar e deixar os problemas de lado. Além disso, esta convivência sadia pode ajudar a recuperar um pouco da inocência (perdida?), reviver as brincadeiras sem competição e perceber novamente o sentido de várias palavras, como por exemplo, a Confiança.

As crianças:

  • confiam em você nas brincadeiras, por mais ousadas que possam ser.
  • acreditam que estão protegidas na sua presença, independentemente do tipo de perigo (mesmo porque elas não sabem avaliar isso).
  • confiam que você sabe onde as está levando, ainda que o que interesse pra elas é como se percorre este caminho.
  • acreditam que foram melhores que você em qualquer modalidade de jogos e brincadeiras 🙂

Enfim, ainda que as broncas façam parte do processo de educação, nos momentos que elas precisam, é com você (pai, mãe, tio, tia, adulto, etc.) que elas contam.

E observando como elas agem diante das diferentes situações do dia acabei associando aos comportamentos das equipes (em maior ou menor grau) dentro do ambiente corporativo.

Ainda que não sejam mais crianças, em diversos momentos estas equipes buscam naquele em que confiam, no seu líder:

  • conselhos de carreira.
  • feedback para melhorar e progredir.
  • apoio em diferentes decisões.
  • ‘proteção’ nas situações difíceis.

Claro que conseguir isso é um processo onde ambas as partes se dedicam para este fim. De um lado, o da liderança, na disponibilidade e no interesse genuíno em ouvir e proporcionar suporte adequados. De outro lado, as equipes, que permitem esta maior integração com a liderança.

Não se trata de abolir total e completamente a hierarquia onde papéis e responsabilidades não estão claramente definidos. Nem tampouco se trata de ignorar as metas corporativas procurando atender aos interesses individuais. Mas sim, trata-se juntar forças, pontos de vista, e de construir um resultado comum a partir de um objetivo único, compreendido e compartilhado.

Já descobriu quem confia em você? E mais, em quem você confia?

Giovani De Faria (link)

Anúncios