Antes de começar, responda às seguintes perguntas:

  1. Nos corredores e na máquina do café da empresa onde você trabalha não se fala em outra coisa senão sobre o novo programa de inovação?
  2. Reuniões e palestras de temas variados começaram a ser apresentadas?
  3. E por último, você não sabe o que fazer?

Então, que tal avaliar seu nível de envolvimento/interesse?

nivel

Nível 1: “Estou a par da situação”

Se sua resposta às perguntas iniciais foi um sonoro sim, parabéns, você já está neste nível.

Neste nível, basta saber o que está acontecendo pelos corredores e algumas palavras chave tais como: inovação, direcionamento estratégico, visão, etc.

Nível 2: “Quero saber mais”

Se o nível 1 não te satisfaz. Se o fato da empresa ter lançado este novo programa te deixou inquieto (a) e você quer saber (e fazer) mais, você acaba de ser promovido para o nível 2.

Neste nível você vai precisar se informar (não necessariamente nesta ordem) sobre:

  • O que é inovação
  • Quais as iniciativas existentes na organização para a inovação
  • Quais as ferramentas/metodologias que estão sendo analisadas/adotadas

Nível 3: “Pronto(a) pra fazer algo”

Considera que já tem um bom arcabouço de conhecimentos acumulados após estudos, leituras, reflexões e discussões? E já se sente com segurança para propor e atuar mais decisivamente no processo de inovação?

Se respondeu sim, então, o Nível 3 é o seu lugar de direito.

Neste nível você pode (e deve) ter atuação mais intensa nas iniciativas da empresa, colocando energia em atividades que contribuam para atingir as expectativas e metas.

Avaliando resultados

Como qualquer iniciativa, as relacionadas à inovação devem ser avaliadas tanto para se avaliar se as expectativas iniciais foram atingidas, quanto para redirecionar esforços.

Inovação é um processo complexo que pode ser dado como ‘concluído’ quando agrega resultados para a organização. A natureza do trabalho executado varia muito, bem como as expectativas e disponibilidades inicialmente estabelecidas.

Entretanto, avalie outros tipos de resultados como:

  • envolvimento da organização
  • apoio contínuo da diretoria

Giovani De Faria

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