Hoje me deparei com uma postagem de uma pessoa que nem conheço, mas, que está ligada à minha rede (Eduardo Matos).

Sabe quando você concorda plenamente com o que foi dito? E que você também acha que é muito importante compartilhar e também registrar de outras formas (aqui no blog)? Parabéns Eduardo pelo excelente texto (link do texto original).

“Chega um ponto na carreira de um desenvolvedor que seu trabalho não escala mais da mesma forma quando passou de júnior para pleno ou de pleno pra sênior.

A forma de escalar a capacidade de entrega de um dev sênior fica cada vez menos ligada a tecnologia, e cada vez mais atrelada a aspectos humanos.

Essas são três formas de um dêv sênior atingir um patamar mais alto de produtividade:

1. Mentorar Devs Mais Jr.
Se por um lado novos aprendizados levam devs sêniores a aumentar marginalmente sua produtividade, por outro novos conhecimentos podem fazer uma pessoa mais júnior dar um grande salto em sua capacidade de entrega. Assim a mentoria se torna uma ferramenta indispensável para aumentar a produtividade da equipe e consequentemente da empresa.

2. Se Aproximar Do Negócio
A era onde devs só escreviam linhas de código está chegando ao fim. Cada vez mais o mercado está exigindo que devs desenvolvam outras habilidades, e atrelar o conhecimento de tecnologia ao conhecimento de negócio é capaz de melhorar substancialmente os resultados que o dev é capaz de trazer. Tecnologia não existe em um vácuo.

3. Delegar
Uma cena bastante comum nas empresas onde trabalhei era aquele dev sênior que resolve todos os problemas da equipe. A verdade é que saber delegar responsabilidades permite não só que esse dev sênior ataque problemas mais complexos, como também ajuda a equipe a se tornar mais produtiva (o mesmo trabalho pode ser executado por alguém mais júnior.)